Programa Formação PME é um projeto conjunto de formação-ação, enquadrado no Sistema de Incentivos às empresas no âmbito da Qualificação e Internacionalização do COMPETE 2020, que pretende contribuir para o reforço de competências dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como os trabalhadores das empresas, apoiadas em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
• Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
• Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
• Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
A AEC - Associação Empresarial de Cantanhede dispõe para as PME’s da região Norte e Centro, a temática "ORGANIZAÇÃO E GESTÃO", com os seguintes pressupostos:
• Objetivo: qualificar PME para reforçar a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado global.
• Linhas Orientadoras: introdução de novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho, reforço das capacidades de gestão, estudos e projetos, redesenho e melhorias de layout, ações de benchmarking, diagnóstico e planeamento, melhoria das capacidades de desenvolvimento e distribuição de produtos, processos e serviços.
• Níveis de Impacto: concretização de inovação organizacional por via da aplicação de um novo método organizacional na prática do negócio ou na organização do local de trabalho.
• Público Alvo: Micro, pequenas e médias empresas da região CENTRO e NORTE (Recomendação n.º2003/361/CE de 6 de maio) que se enquadram no âmbito de atuação setorial do OI-AEP.
Metodologia: O Modelo de Intervenção baseia-se no ciclo PDCA (PLAN – Do – CHECK – ACT), respeitando a ordenação lógica destas etapas e garantindo a constante monitorização da intervenção em cada PME:
• Diagnóstico e Definição do Plano de Desenvolvimento: Recorrendo à atividade de consultoria é efetuado um levantamento da situação da empresa e é feita uma avaliação das práticas correntes associadas à área de intervenção do Projeto. Em paralelo, é efetuado um diagnóstico formativo onde são identificadas as necessidades de formação em função da caracterização dos seus Recursos Humanos em termos de qualificações / níveis habilitacionais / competências detidas. Com base nas informações recolhidas é elaborado o Plano de Desenvolvimento onde são identificados os objetivos a alcançar e definidas as medidas de formação e de consultoria (alinhadas com a área de intervenção escolhida) necessárias à concretização do projeto no horizonte temporal definido.
• Implementação do Plano de Desenvolvimento: São reunidas as equipas de trabalho que, em conjunto com os consultores, implementarão as medidas definidas no Plano de Desenvolvimento definido no diagnóstico. São reunidos os grupos de formação e realizadas as ações formativas definidas no plano.
• Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento: São definidos momentos de regulação da execução (avaliação intercalar de resultados), para acompanhar e controlar o grau de implementação do projeto no que respeita às atividades formativas e de consultoria.
• Avaliação de Resultados/ Melhorias Implementadas: No final do projeto, é feito um balanço do progresso/análise evolutiva da empresa em função do grau de alcance dos objetivos traçados e dos resultados efetivamente alcançados. Os resultados obtidos serão disseminados, permitindo assim uma experiência de partilha entre empresas e impulsionando e motivando a implementação de boas práticas.
Ficha de Projeto - FPME Ficha de projecto
Ficha de projecto - FPME Ficha de projeto 2019-2020
Ficha de projecto - FPME Ficha de Adjudicação
Contactar a AEC para aderir.